quinta-feira, 23 de março de 2017

Crônica X Conto


Texto nonsense do filme "O Iluminado"

          Ao pesquisar a diferença entre crônica e conto, percebi uma coisa. Ninguém sabe explicar muito bem nenhum dos dois e a definição de ambos é subjetiva. O principal argumento para classificar uma crônica é relatar o cotidiano. Porém, se o cotidiano for retratado por um período maior que um dia, torna-se um conto. Por outro lado, um relato de até 24 horas ao redor de uma situação incomum (como uma invasão alienígena) é classificado como um conto. Agora, se a narração em primeira pessoa, escrita por um suposto alienígena, descrever o natal dos Extraterrestres: crônica.

            Outra alegação determina que o conto possua um final bem determinado e a crônica um desfecho capaz de ser ampliado pelo próprio leitor. Resumindo: os contos são metódicos, as crônicas preguiçosas. Concluí que o contista não pode criar mais nada de interessante após o último ponto. Também não é uma boa ideia o cronista morrer no final.

            Após três dias de investigação, não havia chegado a nenhuma definição concreta. Eu me sentia um típico aluno platônico (só sei que nada sei) seguindo em direção à escola. No caminho encontrei com Robert, um colega de períodos anteriores. Ele era o clássico canalha que respondia a qualquer pergunta sem possuir o mínimo conhecimento. Resolvi me arriscar:

            — Robert, você sabe a diferença entre crônica e conto?

            — O quê?

            Ele sempre fingia não escutar uma pergunta. Era um artifício adotado para ganhar tempo e fornecer uma resposta satisfatória aparentando nenhum esforço. Repeti a questão e Robert esclareceu com naturalidade:

            — Claro. Na crônica o escritor conversa com o leitor dizendo coisas sérias com humor e falando bobagens seriamente. Parece que você está em um bar e um amigo pseudo-intelectual bêbado começa a filosofar sobre coisas aleatórias. O conto é uma história que possui um problema que costuma ser solucionado no final. Pelo menos alguém tenta resolvê-lo e não fica apenas falando sobre ele.

            — Mas existem crônicas com história e enredo.

            — Sim. Mas eu diria que são neo-crônicas. A crônica clássica é um bando de conversa fiada.

            Apesar de ser um inútil, Robert me proporcionou uma grande revelação. Aquela delimitação de neoclássico era a resposta para a minha questão. Nenhum estilo é eterno. As inovações vão se aderindo às definições e um estilo sobrepõe o outro, tornando-se cada vez mais difícil uma separação ou uma classificação exata. No fim das contas, o meu professor era um grande cretino por ter feito aquela pergunta.

          Fiquei tão empolgado com a epifania que atravessei a rua sem nenhum cuidado. Fui atropelado por um carro e rolei pela rua. Abri os olhos e vislumbrei Robert ajoelhado ao meu lado com um celular nas mãos. Pisquei e estava imobilizado dentro de uma ambulância. Pisquei outra vez e me encontrava entubado sobre uma cama branca. Depois de alguns dias, não suportei e o pior aconteceu.

               Eu morri...














            E adentrei os portões do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário